terça-feira, 17 de março de 2009

Gomorra


Sempre fui fã de filmes sobre a máfia italiana, e pra ser sincera, o assunto sempre me fascinou, provavelmente devido ao Sr Coppola e sua amazing trilogia do Poderoso Chefão. Logo que cheguei em Paris, conheci uma italiana que falava o tempo todo sobre um livro que estava sendo super polêmico em seu país, Gomorra. Ela me contou como o livro era forte e descrevia com detalhes a vida de um jornalista que infiltrou-se nesse meio durante alguns anos. Acabei por assistir o filme, que já estava em cartaz por lá, e não entendi muita coisa, considerando que era em italiano (dialeto de Nápoles - impossível!) e com legendas em francês ( eu estava lá fazia umas 2 semanas!), mas não desisti de tentar entender a história, afinal seria minha chance de conhecer a realidade daquele grupo que sempre me despertou tanto interesse.
Voilá, voltei pro Brasil e acabei me deparando com o livro durante um passeio pela Livraria Cultura, não hesitei e comprei-o no mesmo instante e comecei a ler imediatamente. Já estou na metade do livro, mas tenho que admitir que tive que dar uma parada, pois minhas raras noites de sono passaram a ser recheadas de pesadelos sobre a tal máfia. Não posso dizer que perdi o interesse no assunto, mas fiquei bem chocada com a realidade que não é mostrada nos filmes hollywoodianos! A máfia italiana vai muito além das famílias e, tem uma importância econômica absurda, os caras controlam a Itália e boa parte da Europa, e do mundo. Mas a coisa não é só bussisness, e eles não tem dó nem piedade quando o assunto é matar, e o fazem de formas terríveis (descritas com riqueza de detalhes no livro!).
Bom, agora que compartilhei isso com vcs, quem sabe eu fique mais leve e consiga terminar de ler! Hehehe... De qualquer forma, é um excelente livro e eu recomendo pra quem tiver estômago!!!

Nenhum comentário: